01/10/2008

As escritas gregas

Fig. 7-1. Procissão sacrificial. Pintura em placa de madeira da Caverna de Pitsa, próxima de Corinto. Data: 540 a.C. Atenas, National Archaeological Museum. © Ekdotike Athenon


a imagem da Fig. 7-1, duas moças com ramos de folhagem nas mãos, um jovem com um aulos, outro jovem, menor, com uma lira, um menino com um carneiro, um homem com vaso e bandeja nas mãos dirigem-se a um altar (extrema D), já com o fogo aceso para o sacrifício. Todos são, talvez, da mesma família.

Os dois instrumentos musicais aqui mostrados são o aulos, formado por dois tubos e cujo som era provavelmente semelhante ao oboé, preso ao rosto do auleta através de um sistema de correias, e a lira, antiquíssimo instrumento de cordas. Em muitas traduções não é raro encontrarmos a palavra "aulos" erroneamente traduzida para "flauta".

A despeito do tamanho, esta pequena placa pintada é um raríssimo exemplo da pintura grega em painéis. Vê-se que as imagens tinham apenas duas dimensões e pareciam ampliações das cenas de vasos de figuras negras mais antigos, criados em Corinto nos séculos VII-VI a.C. — mas sem as incisões características. Muito esquemáticas, as cenas se caracterizam pela composição simples, pela pouca importância dada à perspectiva e pelo uso de quatro ou cinco cores básicas.

Ao longo de sua longa história, os gregos utilizaram dois tipos de escrita para escrever sua língua: a escrita Linear B, nos séculos XIV-XII a.C., durante o Período Micênico; e a escrita alfabética, do século VIII a.C. em diante. Observe-se, no fundo da imagem, inscrição em uma das mais antigas formas do alfabeto grego, o alfabeto da cidade de Corinto. Todas as letras são maiúsculas.

Eis um exemplo da Linear B, uma escrita silábica:

(transcreve-se "tu-ka-te" e significa "filha").

A seguir, um exemplo da escrita alfabética evoluída, em minúsculas, criada durante a Idade Média e usada nos manuscritos gregos copiados a partir do século IX:


"seja moderado na prosperidade
e prudente na adversidade"



Essa é uma frase atribuída a Periandro (625-585 a.C.), um dos Sete Sábios da Grécia.


[Ler mais...] > Informações complementares

RIBEIRO JR., W.A. A escrita alfabética. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. Disponível em http://greciantiga.org/lng/lng03.asp. Data da consulta: 01.10.2008.